Varejo
Dia das mães tem faturamento próximo do projetado
Vendas cresceram pouco mais de 3% em relação ao ano anterior
Foto: Carlos Queiroz - DP - Segmento de eletrodoméstico e eletrônicos não foram preferidos pelos clientes
Um pouco mais otimista que na sexta-feira, o presidente do Sindicato do Comércio Varejista (Sindilojas) de Pelotas, Renzo Antonioli, apontou, nesta segunda-feira (15), aumento nas vendas de presentes para o Dia das Mães de 3,42% sobre o ano passado - percentual próximo dos 3,81% projetados na semana passada.
“Não foi tão ruim”, avaliou Antonioli, explicando que a sexta-feira e o sábado foram dois dias importantes para o comércio atingir este número. Até quinta-feira, o levantamento da entidade com os associados mostrava queda nas vendas no comparativo com o ano passado na mesma data.
O tíquete médio alcançado chegou a R$ 127,00, com 42% dos pagamentos à vista, enquanto 58% ocorreram através de parcelamento pelo cartão de crédito ou crediário. Conforme a expectativa, confecções, calçados e perfumes, nesta ordem, foram os produtos mais comprados para presentear na data.
O fim de semana de tempo firme com temperaturas mais baixas favoreceram as vendas, com maior número de consumidores nas ruas, lembrou o presidente, que avaliou como positivo este índice de aumento para o caixa das empresas.
Citando que em outras regiões do País houve queda nos comparativos entre os dois anos, Antonioli considera que este foi um crescimento significativo para que as empresas possam quitar os pagamentos das compras dos novos estoques que já estão nas prateleiras das lojas para Outono/Inverno. Caso contrário, haveria muita dificuldade, reitera.
Com este resultado, está mantida a tendência verificada no ano passado, de crescimento nas vendas em relação ao ano anterior, como reflexo de um período de maior liberdade em relação aos cuidados exigidos no combate à pandemia da Covid-19.
Em alguns segmentos, no entanto, as vendas contrariaram as expectativas, como é o caso daquele de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que sempre tiveram a preferência para presentear as mães. Com movimento fraco na loja, inclusive no sábado, considerado bom para muitos lojistas, o gerente da loja do ramo, Itamar Vaz, considera que as vendas foram baixas repetindo o que ocorreu no ano passado. “A partir das 14h, parou tudo”, recordou Vaz.
De olho na próxima data comemorativa que pode movimentar seu segmento, o gerente cita o Dia dos Pais, em que televisores e ferramentas podem ser ótimas opções de presentes. Com dias chuvosos da semana anterior, o que levou os clientes à loja foram as secadoras de roupas.
Sobre o sábado e o domingo de vendas no ramo de confecções, a vendedora Simone Bonfada conta que foram bons. Peças de malha mais pesadas foram as preferidas, especialmente diante da expectativa de queda das temperaturas nas próximas semanas. Esta segunda, foi dia das trocas, lembrou Simone, comparando com os dias depois do Natal.
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